quinta-feira, 25 de julho de 2013

Projeto mostra um pouco do trabalho de catadores jaguaribarenses

Posted at  quinta-feira, julho 25, 2013  |  in  

Foto: Ilustração
É com inspiração no projeto vice-campeão da IV Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, o "Reaproveitamento Sustentável" que realizamos esta matéria.


catador de material reciclável é um trabalhador urbano que recolhe os resíduos sólidos recicláveis, tais como papelão, alumínio, vidro e outros.
No Brasil, segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2008, dos 5507 municípios, cerca de 50% possuem lixões, onde os resíduos são dispostos a céu aberto, muitas vezes às margens de córregos, sem qualquer tipo de tratamento, poluindo o solo, a água e o ar, com muitos riscos à saúde da população.

Muitas vezes as pessoas visão este tipo de trabalho como desgastante e com pouca renda, mas muitas vezes estes casos são diferentes do que pensamos.
Em Jaguaribara há 2 (dois) catadores conhecidos: um apresenta baixa renda e outro que já fatura um bom dinheiro.
O projeto citado procurou os dois catadores para uma entrevista, mais apenas o que fatura mais com a reciclagem foi encontrado.

NOME: Antonio Melo Neto; IDADE: 51 Anos
Sr. Neto tem 6 filhos e é casado. Para sustentar seus filhos e sua esposa, Neto vive da reciclagem, ele é pai de aluno da HACB., e recebe em média/mês mais de R$850,00.
O material que são vendidos á Centros de Reciclagens são tirados do Lixão de Jaguaribara.

Francisco Cavalcante e Cândida Júlia foram conhece-lo.






Curta e compartilhe

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top