quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sem Castanhão, Fortaleza já estaria em colapso hídrico

Posted at  quarta-feira, fevereiro 11, 2015  |  in  Turismo

Mesmo com apenas 35% de sua capacidade, seu pior estágio em uma década de existência, o maior açude da América Latina é garantia de abastecimento até 2015

Antiga Jaguaribara reaparece devido a seca. 
Foto: Reprodução/DNOCS
O Ceará estaria com graves problemas sociais e econômicos caso não existisse o açude Castanhão, o maior da América Latina. A situação seria ainda pior para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que já teria entrado em colapso hídrico desde 2013.
  Berthyer Peixoto, chefe de gabinete da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), explica que a água do açude é usada para consumo humano, além de abastecer todas as indústrias da região. “Inclusive o Complexo do Pecém seria um dos afetados”.
 Dessa forma, além dos problemas sociais  – como a falta de higiene, fome e proliferação de doença -, a economia local já estaria em declínio desde o ano passado.
  Após dois anos intensos de seca, a situação no estado não é fácil e a falta de água atinge níveis alarmantes. Até o gigante que represa água do rio Jaguaribe sofre – atualmente, abastecido com 35% de sua capacidade. Mesmo assim, Berthyer Peixoto assegura que a água está garantida à RMF pelo menos até o fim de 2015.
“O consumo da Região Metropolitana é de cerca de 110 milhões de metros cúbicos de água. Como o Castanhão tem 2,4 bilhões, mesmo que não haja quadra chuvosa, ele suporta o abastecimento até o fim de 2015. Por isso, temos abastecimento humano e para indústrias. E a RMF ainda tem uma segurança hídrica, que é o Orós”, revelou.
  O fato é que, caso o Castanhão seque e entre em estado alarmante, o açude Orós já estaria pronto para abastecer a região. Atualmente, ele está com 59,29% de seu volume preenchido. Além do abastecimento estratégico, a Cogerh conta com o fim das obras da transposição do Rio São Francisco em 2015, que garantiria o abastecimento do Castanhão.

Publicado em 07 de agosto de 2014, Por Hayanne Narlla em Tribuna do Ceará

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top