terça-feira, 1 de novembro de 2016

Saiba quais são os projetos que representarão Jaguaribara na Feira Regional de Ciências da CREDE 11

Posted at  terça-feira, novembro 01, 2016  |  in  Pesquisa

Equipe que representou Jaguaribara na feira da CREDE 11 no ano passado.

A Feira de Regional de Ciências e Cultura da CREDE 11 se realizará no dia 11 de novembro de 2016 na Escola Profissional Poeta Sinó Pinheiro, próximo ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Jaguaribe, e contará com a participação de todas as escolas de abrangência da CREDE 11, inclusive a única escola de ensino médio de Jaguaribara, o Liceu José Furtado de Macedo concorre a 5 categorias e Escola Humberto de Alencar Castelo Branco a uma. O objetivo principal da feira é a socialização das participações práticas e conceituais dos estudantes através da produção do conhecimento cientifico na escola.

A seguir, segue os projetos representantes e suas respectivas áreas do conhecimento, além do vídeo de inscrição obrigatório.

Linguagens e códigos: Preconceito linguístico: orgulho de ser nordestino

Ciências Humanas: O jovem jaguaribarense e a participação política: a responsabilidade do voto aos 16 anos

Matemática: aguardando.

Robótica educacional: aguardando.

Ciências da Natureza: aguardando.


No ano de 2014, a Feira da CREDE abriu espaço para as escolas de ensino fundamental através da categoria Iniciação Científica, e a Escola Humberto de Alencar Castelo Branco participa há dois anos. Nesse ano, a Escola Humberto de Alencar Castelo Branco vai novamente ao evento com a participação do projeto "Maioridade penal: redução é a solução?", de autoria de Genário Ferreira e Tayane Pinheiro com a professora Cleudãnia Marta.

Iniciação Cientifica: Maioridade penal: redução é a solução?

No ano passado, o Liceu José Furtado de Macedo conseguiu o 2º lugar na área de Ciências Humanas com o projeto "Um novo olhar sobre o Bolsa Família no contexto escolar do Liceu José Furtado de Macedo: disseminando conhecimento e modificando olhares", de autoria da professora Gildete Granja e os estudantes Francisco Cavalcante e Márcia Keuly. Os demais projetos não conseguiram nenhuma colocação entre os três primeiros. Já em 2014, a escola conquistou uma vitória em Ciências Humanas com o projeto "O cenário político de Jaguaribara: elite eleitoral e o voto de cabresto" de autoria da mesma professora e das alunas Cristina Aquino e Cristiane Ferreira que ganhou credenciamento para a Feira Estadual do Ceará, onde ficou em 4º lugar na mesma área. Após isso, conseguiu credenciamento para uma feira em Recife. O projeto de Ciências da Natureza, de Maria Eduarda e Jéssica Dias com o professor Tasso Diógenes, ficou em 3º lugar e abordava o reaproveitamento das vísceras do peixe do Castanhão na confecção de óleo.

No primeiro com a cotegoria Iniciação Científica, Jaguaribara obteve 2º lugar com o projeto "Adolescentes na mira do crime: bandidos ou vítimas?", de autoria de Francisco Cavalcante e Melissa Nogueira. Esse mesmo projeto, em 2013 conseguiu ficar em 2º lugar em uma Feira Estadual, sendo pioneiros nessa instância. Já em 2014, os alunos da HACB trouxeram outro título, dessa vez com o projeto "Adolescentes vs Álcool" de autoria dos estudantes Geslinda Pinheiro e Lucas Queirós, com a professor Villiani. 

Projetos destaques de Jaguaribara na VII Feira da CREDE 11
Ciências Humanas:: Um novo olhar sobre o Bolsa Família no contexto escolar do Liceu José Furtado de Macedo: disseminando conhecimento e modificando olhares

Iniciação Científica: Adolescentes vs Álcool

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top