segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Com barragem seca, velha Jaguaribara reaparece; veja

Posted at  segunda-feira, dezembro 12, 2016  |  in  Antiga Jaguaribara

Foto: Reprodução


A imagem mostra a vista aérea da velha Jaguaribara, que reapareceu devido a seca que atinge o semi-árido nordestino. A Barragem do Castanhão está em estado de calamidade devido a falta de chuvas, e ainda enfrenta rachaduras em sua estrutura. 
A obra foi iniciada em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, e concluída em 23 de dezembro de 2002, pelo governador Beni Veras (PSDB), numa parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
A barragem Castanhão foi inicialmente pensada pela família Cunha. Principalmente pelo Sr. José Holanda Cunha figura conhecida que comandava a oligarquia da região na época. A família Cunha era dona das terras da fazenda Castanhão (que deu nome ao açude, por cobrir suas terras quase por inteiro) e o povoado conhecido como "Boqueirão do Cunha" onde o açude se encontra atualmente.
Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas. Em substituição à cidade submersa, foi construída a cidade de Nova Jaguaribara.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top