quinta-feira, 2 de março de 2017

Desempenho do Liceu José Furtado de Macedo no Enem de 2015 foi inferior a média nacional

Posted at  quinta-feira, março 02, 2017  |  in  Educação

O desempenho da única escola de ensino médio em Jaguaribara no principal vestibular do país. o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no ano de 2015 foi inferior a média nacional, isso é o que aponta um levantamento realizado por "Jaguaribara em Foco" no dia 2 de março de 2017.

Segundo o levantamento, os alunos do Liceu José Furtado de Macedo que realizaram o ENEM em 2015 tiraram em média 455,75 pontos nas provas objetivas, que incluem as quatros áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e códigos e Matemática. Em contrapartida, a média nacional nas provas objetivas no mesmo ano foi de 503 pontos, uma diferença de 47,25 pontos, isso sem considerar a nota de redação, que é explorada no decorrer desse levantamento.
Veja a pontuação detalhada de cada área do conhecimento no gráfico abaixo:

















Através da análise do gráfico, é possível afirmar que o melhor desempenho dos alunos jaguaribarenses no ENEM 2015 foi na área de Ciências da Natureza com 510 pontos, 45 pontos a menos que a média nacional nessa área do conhecimento. Logo em seguida vem Linguagens e códigos com 443 pontos, enquanto na média nacional a pontuação foi de 478 pontos. Matemática teve pontuação média de 436 pontos e foi a que mais se aproximou da média nacional. O pior desempenho foi em Ciências da Natureza com 434 pontos. 

O cenário muda drasticamente quando consideramos a nota de redação da escola. É nesta importante área que a discrepância entre a nota do Liceu José Furtado de Macedo e a média nacional é a maior de todas: a diferença é de 112 pontos. Como mostra o gráfico abaixo:
















Em 2015 o tema da redação do Enem foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", temática essa que foi considerada relativamente fácil de discutir por muitos especialistas em educação. No entanto, foi justamente em redação que os alunos jaguaribarenses em 2015 tiveram o pior desempenho de todos. Em média 431 pontos, enquanto em todo Brasil a média foi de 543 pontos.

Abaixo, você confere a média geral, que incluem além das notas nas provas objetivas, o desempenho em redação. A média geral no ENEM é responsável pelo ingresso em universidades públicas através de programas educacionais do governo, como o Prouni, Sisu, Fies, Sisutec e Cências sem fronteiras.

O levantamento foi realizado tendo como base dados do INEP, do G1 e da Folha de S. Paulo

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top