domingo, 25 de novembro de 2018

Saída de médicos cubanos também afeta saúde de Jaguaribara

Posted at  domingo, novembro 25, 2018  |  in  Saúde

Foto: Reprodução/UOL

Após o Governo de Cuna anunciar a saída do Programa Mais Médicos, em 14 de Novembro, devido às declarações do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, muitas unidades de saúde foram atingidas em todo o país, principalmente na região Nordeste.

Em Jaguaribara, a situação se assemelha aos demais municípios brasileiros, tendo em vista que o sistema de saúde municipal também será desfalcada com a ausência dos médicos, que além de profissionais, desenvolveram uma relação de afeto com os moradores. 

Segundo a secretária de saúde  de Jaguaribara, Ianny Diassis Dantas, o município contava com três equipes que integravam o Programa do Governo Federal. Entretanto, duas dessas estão em reposição e a outra estava sem reposição pelo Ministério da Saúde desde o inicio do ano.

A secretária torce para que as unidades sejam atendidas com a reposição de imediato: "Se o edital do Programa sair agora, será bom, pois todas as equipes serão contempladas com médicos".

Na terça-feira, 20, houve uma reunião com o coordenador do Programa Mais Médicos do Vale do Jaguaribe em Jaguaribara. No encontro, a Secretaria de Saúde ficou ciente sobre a situação da saída dos médicos e as perspectivas para a normalidade dos atendimentos médicos. 

Em nota, o Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (CONASEMS) divulgou recomendação para que as secretárias municipais oferecessem apoio necessário para que os profissionais cubanos retornassem ao seu país. A entidade reitera a importância e contribuição dos médicos cubanos em sua missão no Brasil nesses cinco anos de vigência.

Curta e compartilhe

0 comentários:

.
--
Copyright © 2013 Jaguaribara em Foco. Blogger Template by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top